Acupuntura
A Acupuntura é uma modalidade terapêutica desenvolvida na China há mais de 5.000 anos. Ela se utiliza de agulhas, moxas (queima da erva artemísia produzindo calor local) e outros instrumentos para provocar a liberação de substâncias químicas do próprio organismo e com isso promover o tratamento necessário ao paciente.
De acordo com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa, que fundamentam a prática da Acupuntura, para cada problema apresentado pelo paciente existe uma combinação mais plausível de pontos que devem ser estimulados para liberar as substâncias que ajudarão no tratamento.
A medicina tradicional chinesa concentra-se na observação dos fenômenos da natureza e no estudo e compreensão dos princípios que regem a harmonia nela existentes.
A acupuntura altera a circulação do sangue e a energia dos canais dos órgãos e vísceras, levando o corpo a uma harmonia de matéria e de energia. Esses efeitos agem sobre o sistema nervoso autônomo e central, assim como o sangue, difundindo o QI, os hormônios, provocando reações de analgesia, aumento ou diminuição das funções orgânicas.
O recurso da Medicina Tradicional Chinesa mais utilizado no ocidente é a acupuntura, que trabalha nos canais de energia do corpo favorecendo a prevenção e interrupção do processo de adoecimento.
A acupuntura é o método terapêutico que se baseia na estimulação de determinados pontos com agulha ou fogo, a fim de restaurar e manter a saúde.
A medicina tradicional chinesa concentra-se na observação dos fenômenos da natureza e no estudo e compreensão dos princípios que regem a harmonia nela existentes. Quando há um desequilíbrio energético entre o Yin e o Yang, surge então a doença.
Esta modalidade terapêutica vem sendo cada vez mais procurada no mercado e ganhando novos adeptos para o tratamento de diversas doenças e alívio da dor.
Além da acupuntura também são utilizadas outras técnicas como auriculoterapia, ventosaterapia, moxaterapia, laserterapia, eletroacupuntura e outras de acordo com a necessidade e indicação terapêutica para cada paciente.